Trabalhador de 27 anos morre por choque elétrico em Maringá 09/01/2023 - 21:02

Homem sofreu descarga de 700V, recebeu atendimento mas não resistiu

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (09/01/2023) - O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi acionado, às 14h34min desta segunda-feira (09), para o atendimento de vítima de choque elétrico em edificação na Av. Dr. Mario Clappier Urbinatti, em Maringá. De acordo com o solicitante, o homem de 27 anos instalava placas fotovoltaicas no telhado do imóvel quando recebeu descarga elétrica de aproximadamente 700V de corrente contínua de um desses painéis solares, entrando imediatamente em parada cardiorrespiratória.

Diante do grave cenário, foram despachados pelo Corpo de Bombeiros uma ambulância, um caminhão de resgate e salvamento (ABTR) e o Oficial de Área. Ao mesmo tempo, o Samu enviou um suporte avançado de vida.

No local, as equipes encontraram o adulto no telhado de zinco, há cerca de 6 metros do solo entre placas solares, em parada cardiorrespiratória, com sinais de potencial entrada da energia elétrica por sobre o coração.. Imediatamente, técnicas de atendimento pré-hospitalar básico e avançado foram aplicadas como intubação, desfibrilação, administração de drogas e manobras de reanimação cardíaca. Foram cerca de 40 minutos de trabalho conjunto, contudo não houve alteração no desfecho fatal.

Para a extração até o solo, a guarnição estabeleceu um sistema de salvamento vertical com ancoragens no telhado e utilização de escada como trilho. Enquanto o suporte à vítima continuava, a plataforma mecânica foi acionada para execução de plano alternativo de resgate, tendo sido esta a opção para a descida do corpo ao solo.

A Polícia Militar, Polícia Científica e IML estiveram no local, e a região do telhado em que houve o sinistro foi isolado a pedido da perita para trabalhos ainda a serem desempenhados pela Polícia Científica.