Vítima é atendida após lesionar-se ao saltar em cachoeira em Pulinópolis 10/12/2021 - 16:05

Quartel Central do 5ºGB (10/12/2021) - O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná foi acionado às 12h50min desta sexta-feira para atender a um homem, de 37 anos, que se feriu após um salto recreativo em uma cachoeira no distrito de Pulinópolis, em Mandaguaçu. Foram despachadas uma viatura do tipo caminhão de salvamento guarnecida por 3 bombeiros militares além de uma viatura caminhonete de busca tripulada pelo Oficial de socorro.

No local, a vítima já recebia atendimento pré-hospitalar do suporte avançado de vida do helicóptero Saúde 10 do SAMU. O Corpo de Bombeiros aplicou um recurso material denominado maca de resgate tipo ribanceira para conferir mais segurança no transporte até a aeronave.

O momento do acidente foi visualizado pela filha da vítima, que informou às equipes de socorro de que seu pai pulou de cabeça na cachoeira de onde habitualmente o fazia, mas que logo após clamou por ajuda dizendo que não sentia mais suas pernas. Diante disso, alguém aguardou na rodovia até que um automóvel passasse, cujo condutor comprometeu-se em acionar os telefones de emergência tão logo o sinal de celular ficasse disponível, uma vez que a região não dispunha daquele.

O homem foi encaminhado pelo Saúde 10 ao Hospital Santa Casa de Maringá com sintomas de traumatismo em coluna vertebral e medula espinhal, a que também denomina-se trauma raquimedular, configurando um caso potencial de paraplegia.

EDUCAÇÃO PARA SALVAR

De acordo com literatura consagrada no âmbito do atendimento pré-hospitalar ao traumatizado1, as quedas são a segunda principal causa reconhecida de lesões em medula espinhal, perdendo apenas para os acidentes de trânsito.

Os saltos em ambientes aquáticos devem ser precedidos de uma inspeção prévia do local em que haverá a entrada do corpo na água, análise da profundidade, presença de obstáculos no fundo, dentre outras medidas de cautela. Além disso, as quedas em pé reduzem dramaticamente o risco de lesões em coluna vertebral e medula espinhal.

____________________________
1 - NAEMT. Atendimento pré-hospitalar ao politraumatizado - PHTLS. 9ed. Burlington-EUA: Jones & Bartlett Learning, 2021. Página 302