Vítima grave, após recuperada, reencontra bombeiros militares e médico que o salvaram 29/09/2023 - 10:48

Lucas, de 24 anos, era condutor de uma motocicleta que se envolveu em acidente com automóvel em Maringá

Maringá/PR (29/09/2023) - O relógio marcava 7h52min no dia 28 de julho de 2023, uma sexta-feira. A ambulância do Corpo de Bombeiros Militar da zona 03 de Maringá iniciou seu deslocamento, ao mesmo tempo em que um suporte avançado de vida do Samu, para atenderem juntos mais uma grave vítima de acidente de trânsito. Em decorrência da colisão entre sua motocicleta e um automóvel, Lucas estava no canteiro central, ferido e inconsciente, em frente ao número 540 da Avenida Brasil.

Em menos de 2 minutos, os bombeiros militares chegaram ao local e iniciaram o atendimento. A vítima tinha respiração difícil por estar inconsciente e com o pescoço em posição que prejudicava a passagem de ar. Testemunhas relataram que após a batida entre os veículos, ele subitamente colidiu seu corpo contra a lateral do automóvel. Dada a gravidade do caso, assim que a equipe avançada do Samu chegou, ali mesmo, na via pública, Lucas foi intubado. Simultaneamente, os bombeiros estabilizaram fraturas e outros ferimentos.

Encaminhado ao hospital Metropolitano de Sarandi, a sua luta pela vida só começou. Com o diagnóstico final em ambiente hospitalar, confirmaram-se graves lesões em crânio, face e tórax já identificadas inicialmente pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu. Permaneceu vinte e oito dias internado, sendo vinte e três em UTI e dezenove dias em coma. Mas, Lucas venceu.

Na manhã da sexta-feira (29), ele visitou o Quartel Central em Maringá e reencontrou parte da equipe multiprofissional que primeiro o atendeu. Aguardando por ele estavam o cabo Rodrigo Henrique, o cabo Renato El Memari, o soldado Vinícius Marques e o médico Dr. Etore Moscardi. Acompanhado de seu pai e de seu irmão, Lucas agradeceu o atendimento que recebeu do Corpo de Bombeiros Militar e do Samu. Narrou as dificuldades que suplantou, as marcas que o acidente imprimiu em seu corpo e a sua luta diária pela recuperação total. Sua gratidão para com os profissionais e sua persistência em viver são dignas dessa nossa homenagem.

O Comando do 5ºGB aproveita para reconhecer publicamente todo o empenho, comprometimento e busca incansável por aprimoramento dos bombeiros e bombeiras militares que dia e noite estão guarnecendo nossos quartéis.

Vídeos de apoio com créditos para CBMPR: https://photos.app.goo.gl/sDCCiq5MTt2r4eGZ9
Créditos das fotos: @hcesaroficial (irmão da vítima)