Bombeiros: número de ocorrências subiu 9% em 2023 11/01/2024 - 14:34

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) registrou um aumento de 9% no número de ocorrências em 2023 - o que significa 9.488 atendimentos a mais em relação ao ano anterior. A quantidade de acionamentos dos serviços da Corporação passou de 104.793, em 2022, para 114.281, em 2023.

“Esses números mostram que o nosso planejamento está voltado às situações de alto risco que estão acontecendo hoje, não somente no Paraná, mas no Brasil e no mundo. Há uma tendência de aumento na quantidade de desastres, devido às mudanças climáticas que estão ocorrendo, e o Corpo de Bombeiros percebe isso na prática, com o aumento de ocorrências”, explicou o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR.

“A gente sente de forma muito significativa que essas ocorrências aumentaram, portanto, estamos nos preparando com a aquisição de viaturas, equipamentos, e também ampliação dos nossos serviços prestados, com alguns projetos que são muito importantes para a instituição”, complementou.

Entre os investimentos citados pelo coronel estão os três quartéis entregues em 2023, dois deles os maiores do estado: Foz do Iguaçu e Colombo, respectivamente - além da sede de Ivaiporã. Também foram recebidas 142 novas viaturas, renovando inclusive a frota do Siate. Em termos de pessoal, houve a contratação de mais de 400 soldados bombeiros militares e já há um novo concurso autorizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para a chegada de mais 130 novos integrantes ao efetivo.

“Planejamento é fundamental para o Corpo de Bombeiros, para que a gente tenha a visão de que, com as ocorrências aumentando, nós temos que ter um aumento do nosso efetivo, empregando ele de forma mais adequada”, disse o coronel Vasco. “Hoje nós estamos passando por uma reformulação: estamos diminuindo a carga administrativa e focando nas questões operacionais do bombeiro, para poder ter uma melhoria na escala de serviço dos nossos homens e automaticamente uma ampliação dos serviços prestados à comunidade”, acrescentou.

Acidentes de trânsito – A maior parte das ocorrências em 2023, mantendo o retrospecto recente, se refere a acidentes de trânsito. Foram 43.924 situações desse tipo atendidas pelos bombeiros paranaenses - um aumento de 2,7% em comparação com 2022 (42.770). Desse modo, as ações envolvendo acidentes com veículos representam cerca de 38% das atuações do efetivo.

Essa grande quantidade de acidentes automobilísticos reforça a importância do investimento feito pelo governo do estado em equipamentos para missões dessa natureza. Em outubro, foram adquiridas 71 almofadas pneumáticas importadas da Eslovênia, usadas para levantar e estabilizar veículos e outras estruturas em ações de salvamento. Também foram adquiridos 57 desencarceradores austríacos, utilizados para livrar vítimas presas nas ferragens em acidentes automobilísticos e em estruturas colapsadas, além de quase 400 motosserras de alto desempenho.

Outra missão importante no dia a dia do CBMPR é o atendimento pré-hospitalar, no qual é feito o primeiro socorro a pacientes que precisam de ajuda médica e o encaminhamento a hospitais, quando necessário. Esse tipo de ocorrência representa em torno de 31% das operações de campo realizadas pela instituição. No total, foram 35.703 atendimentos em 2023 - um aumento de 5,7% em relação aos 33.777 atendimentos que haviam sido registrados um ano antes.

Forças da natureza – Os próximos itens da lista estão entre os que tiveram maior aumento percentual na comparação com o período anterior. Isso se explica, em parte, pelas fortes chuvas que castigaram o estado em 2023, quando o Paraná teve o outubro mais chuvoso da série histórica. A atuação em missões de busca e salvamento foi necessária em 15.219 ocasiões, representando 26% a mais do que em 2022, quando esse número tinha sido de 12.046. Considerando todo o rol de ocorrências atendidas pelo CBMPR, buscas e salvamentos somaram 13,3% do total no ano.

As enchentes também impactaram diretamente na quantidade de atendimentos em desastres, o que inclui alagamentos, colapso de edificações, deslizamento, vendaval, entre outros. Em 2023, foram registradas 323 ocorrências com essa origem, enquanto no ano anterior o número foi de 204 - o que significa um aumento de 58%. As forças paranaenses auxiliaram, inclusive, bombeiros de outros estados, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em situações similares.

“O estado do Paraná passou por enchentes, passou por incêndios florestais, mas não tivemos mortes ocasionadas diretamente a essas ocorrências”, ressaltou o coronel Vasco. Para ele, a atuação em União da Vitória é um exemplo claro da preparação da Corporação para esse situações de crise, especialmente de modo preventivo. “Avisamos com antecedência a população para que ela saísse do local, porque teríamos problemas com enchentes. É planejamento. Uma prova de que, mesmo sabendo que a tendência é o aumento de ocorrências, quando a gente está preparado, tem plano de contingência, diminui os danos”, explicou o comandante-geral do CBMPR. “Isso fica muito claro quando se percebe que em outros estados que viveram episódios semelhantes, o número de óbitos foi muito grande”, concluiu.

Incêndios – Principal razão de ser da Corporação, que completou 111 anos em outubro, o combate a incêndios é outra atribuição que demandou mais dos bombeiros em 2023. De 11.803 casos registrados em 2022, as ocorrências ligadas a fogo pularam para 14.065 no ano passado. Em termos percentuais, esses dados apontam elevação de 19% em operações do tipo. Combate a incêndio corresponde a 12% dos atendimentos prestados em 2023.

Observando os tipos de incêndios que geraram ocorrências, o destaque fica com fogo em vegetação. Das 2.262 ocorrências a mais em incêndios em geral entre 2022 e 2023, 1.828 - ou seja, 80% - se referem a esse tipo de incidente, cuja alta pode ser explicada pelo calor e clima seco ao longo do ano na maior parte do Paraná.

Atendimento de fogo em vegetação pulou de 4.659 casos em 2022 para 6.487 no ano passado – 39% a mais. Outros tipos de incêndio, como em edificações e em meios de transporte, seguiram no mesmo patamar: 4.292 e 2.218, respectivamente.

Por fim, as ações de atendimento comunitário, que envolvem desde palestras a atividades de defesa civil, como entrega de lonas e alimentos em situações de crise, cresceram de 4.193, em 2022, para 5.047, em 2023. Pouco mais de 20% de aumento.

Afogamentos - uma das grandes preocupações, especialmente no verão, é com as ocorrências de afogamento em todos os cantos do estado. No ano passado, os bombeiros militares atenderam 1.344 casos de afogamento, envolvendo 1.686 vítimas resgatadas - 53 óbitos.

Embora os números de ocorrências sejam superiores aos de 2022 - que teve 1.004 casos de afogamento e 1.212 vítimas resgatadas -, a boa notícia fica por conta da ligeira redução na quantidade de mortes. Haviam sido 57 no ano retrasado, quatro a mais do que em 2023. Assim, foram registrados mais salvamentos e menos fatalidades ao longo do ano.

Os dados relativos a afogamentos estão incluídos nos de buscas e salvamentos.

GALERIA DE IMAGENS