Capacitação sobre prevenção de incêndios mobiliza bombeiros de boa parte do Paraná 22/03/2024 - 16:35

Integrantes do 2º e do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM e 3º CRBM) participaram entre os dias 20 e 22 março da primeira capacitação metodológica sobre prevenção de incêndios voltada a Chefias, Ajudâncias, Fiscais e Vistoriadores das Unidades Operacionais. Esse trabalho de atualização profissional foi ministrado integralmente pela equipe do CRB4 do 3º Comando Regional, sediado em Cascavel, com foco metodológico institucional.

O caráter presencial do evento permitiu maior intercâmbio de informações sobre assuntos de relevância institucional e que necessitam de correta padronização. Estiveram na atividade representantes de todas as Seções de Prevenção e Combate a Incêndios e a Desastres (SPCID) das seis unidades componentes do 3º CRBM, mais 12 integrantes da área do 2º CRBM, com um militar de cada unidade.

Ao todo, dois terços dos municípios do Estado estavam representados por Bombeiros Militares das Regionais, os quais passam a trabalhar com maior segurança e de forma mais padronizada nas atividades protocolares, de vistoria e fiscalização, com vistas à  aplicação futura da metodologia englobada pelo Manual Técnico do Vistoriador e Fiscalizador do CBMPR.

A abertura dos trabalhos ocorreu com a presença do Tenente Coronel Rogério Lima de Araújo, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros (4º GB); Tenente Coronel Antônio Schinda, comandante do 3º CRBM; Tenente Coronel Ivan Ricardo Fernandes, Subdiretor da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do CBMPR; e Major Tiago Zajac dos Santos, Subcomandante do 4º GB.

O Comando do 3º CRBM agradece a presença de todos os envolvidos e pela vinda dos integrantes do 2º CRBM, salientando que pelas oportunidades de intercâmbio se fomenta o ciclo do aprendizado em nível técnico.

Melhoram-se as boas práticas e o resultado é sentido na sociedade, por meio do aprimoramento na prevenção de incêndios em todo o Estado.