CBMPR analisa nova tecnologia de construção na Suécia 09/04/2024 - 12:20

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) está participando de uma comitiva paranaense em visita técnica à cidade sueca de Skelleftea. O objetivo da viagem, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e com a presença de representantes de diversas áreas do governo estadual, é conhecer a tecnologia da madeira engenheirada e avaliar a possibilidade de sua adoção na construção civil do Paraná.

Em alta no mercado internacional, a novidade, produzida com técnicas avançadas de processamento da madeira, é apresentada como uma solução sustentável e renovável, obtida a partir de reflorestamento. Tem como características alta resistência, durabilidade – sendo menos propensa a deformações e rachaduras –, além de ser mais leve e ter boa adaptação para o uso com diversos outros materiais.

Como órgão certificador e responsável pela aprovação de projetos de construção no Paraná, o CBMPR foi à Europa para avaliar a viabilidade da utilização do material no estado. Representam a Corporação o comandante-geral, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, e pelo subdiretor de Atividades Técnicas, tenente-coronel Ivan Ricardo Fernandes. Do outro lado do Atlântico, os bombeiros puderam entender o sistema construtivo relacionado a essa tecnologia, tendo a oportunidade de ver de perto edificações erguidas com esse material. Por lá, o produto é usado para levantar desde casas e centros comerciais a pontes e ginásios.

O grupo paranaense visitou ainda os laboratórios e conheceu as linhas de pesquisa da Universidade de Luleå, sediada na cidade de mesmo nome, envolvendo o uso da madeira engenheirada na construção civil. Também foram alvos da pesquisa de campo dos representantes do CBMPR as regulamentações para o uso desse produto na atividade construtiva na região.

Até sexta-feira, data do encerramento da viagem, serão visitadas outras cidades com grande presença da madeira engenheirada nas construções, como Estocolmo, ainda na Suécia, e Viena, na Áustria.