Bombeiros encaram desafio solidário na 5ª Corrida do Fogo 22/11/2023 - 10:44

A 5ª Corrida do Fogo, marcada para o próximo sábado, dia 25 de novembro, em Curitiba, tem como objetivos fundamentais o estímulo à prática esportiva e a confraternização entre a instituição e a comunidade. Mas a edição noturna deste ano – as provas de 5 km e 10 km, com 1.350 inscritos, começam às 21 horas – ganhou um ingrediente especial. Mais do que as passadas ritmadas e o suor em busca da linha de chegada, o evento, que volta ao calendário de rua da capital paranaense após três anos, vai valorizar e celebrar a inclusão.

Durante a prova, 13 pessoas, a maior parte crianças, com algum tipo de deficiência vão poder participar do evento em triciclos de corrida, conduzidos por bombeiros militares que treinaram especificamente para essa missão. “A principal finalidade da Corrida do Fogo é aproximar a instituição da comunidade. Neste ano, em especial, em que completamos um ano de emancipação da Polícia Militar, ajuda também a valorizar a Corporação”, explicou o chefe do Centro de Educação Física e Desporto do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CEFID-CBMPR), capitão Giovanni Raphael Ferreira. “Nossa missão é servir à população e o projeto solidário reforça esse comprometimento. Foi por isso que trouxemos para dentro da instituição o desafio de realizar esse evento”, acrescentou o capitão.

O desafio é tão grande quanto o simbolismo do ato. Um condutor, em condições normais, precisaria dar conta de cerca de 75 kg extras durante o trajeto, representados pelo triciclo e seu ocupante. No caso dos voluntários do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, a missão envolve ainda o peso do traje: cerca de 20 kg. Eles vão participar da prova usando um fardamento composto pela roupa para combate a incêndio em edificações e um cilindro de ar comprimido nas costas.

A vestimenta, que inclui um capacete e pesa cerca de 15 kg, é chamada de equipamento de proteção individual (EPI); o cilindro, com peso em torno de 5 kg, é o equipamento de proteção respiratória (EPR). A escolha pelo tipo de traje foi para simbolizar a atividade pela qual os bombeiros são mais conhecidos: o combate a incêndios.

“Aceitei o desafio porque acredito na importância de unir esforços em causas que inspiram e motivam as pessoas a alcançarem seus sonhos”, comentou a tenente Vanessa Marochi, uma das condutoras da prova do próximo fim de semana. “Correr por outra pessoa adiciona uma camada extra de responsabilidade e pressão, mas isso é o que torna a experiência tão especial. É uma oportunidade de sair da zona de conforto, focar no bem-estar do meu parceiro de corrida, e provar que a solidariedade pode impulsionar a superação de limites”, complementou ela.

Incluir na programação essa corrida à parte, oriunda do Projeto Pernas Solidárias – movimento cujo objetivo é integrar pessoas com deficiência ao esporte –, foi uma iniciativa do CEFID-CBMPR, que também organiza o evento. A mesma seção é a responsável por preparar os condutores para essa tarefa.

Treino pesado – Os treinamentos começaram no início de outubro, duas vezes por semana, sendo uma hora de musculação específica para a atividade, e uma hora de corrida – primeiro, apenas com o EPI; a partir de novembro, já com o cilindro nas costas. “A preparação tem sido intensa, mas extremamente gratificante, buscando acertar o melhor ritmo para a prova. Os treinamentos são desafiadores, tanto fisicamente quanto mentalmente. Queremos garantir que estejamos em nossa melhor forma para enfrentar a corrida com segurança e determinação”, revelou a tenente Marochi.

O próprio manejo do veículo demanda conhecimentos para situações específicas, como subida ou descida. Mesmo com todo esse esforço de preparação, os bombeiros militares serão acompanhados por um corredor de apoio – profissional já acostumado com essa atribuição – para eventual revezamento durante os 5 km do percurso. Serão, assim, nove trios compostos por homens e quatro exclusivamente femininos.

“A gente tem batido muito na tecla de que não é momento para vaidade ou orgulho. Se cansar, reveza. É natural, é um esforço extenuante. Também não é para se preocupar em tentar manter um ritmo forte, de competição. O mais importante de tudo é todos chegarem bem”, explicou o capitão Giovanni, que ressalta ainda a importância da “conexão da Corporação com esse público que naturalmente sofre uma dificuldade maior para os quesitos desportivos”. A estimativa é de que a missão seja concluída entre 40 e 50 minutos.

Tempo suficiente para promover a importância da solidariedade e da inclusão, valores inegociáveis para a Corporação, que está empenhada em fazer a sua parte em prol da sociedade. “Muito além de prestar o serviço de atendimento a emergências, o Corpo de Bombeiros tem como missão auxiliar no bem-estar da população, promovendo a inclusão, a empatia e o espírito de equipe”, destacou a tenente Marochi. “Esse pequeno gesto é uma das demonstrações de que a população pode contar conosco para superar toda e qualquer dificuldade; seremos o que for preciso para bem servir”, finalizou.

A Corrida do Fogo, que esteve ausente do calendário das provas de rua de Curitiba entre 2020 e 2022, tem duração máxima prevista de 2 horas, percorrendo ruas dos bairros Portão e Água Verde. Serão premiados os vencedores das duas distâncias (5 km e 10 km) nas modalidades militar e comunidade, além dos primeiros colocados por faixa etária. A prova compõe o calendário de comemorações dos 111 anos do CBMPR, bem como do primeiro de emancipação da Polícia Militar, e tem coordenação técnica da Leme Esportes.

Projeto Pernas Solidárias – A parceria do CBMPR para o trabalho com os PCDs na Corrida do Fogo é com o Pernas Solidárias CWB, braço curitibano de um movimento que já é nacional. O projeto Pernas Solidárias é um projeto sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas com deficiência na corrida de rua, sempre por meio do uso de triciclos adaptados, garantindo maior conforto e segurança aos participantes. A iniciativa nasceu em Joinville, Santa Catarina, há dez anos. Atualmente, está presente em cerca de 50 municípios brasileiros.

GALERIA DE IMAGENS