Bombeiros recebem novas viaturas e equipamentos em investimento de cerca de R$ 28 milhões 03/06/2024 - 15:40

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) recebeu nesta segunda-feira (3), em cerimônia na Academia da Polícia Militar do Guatupê, 38 novos veículos e 1.000 equipamentos de proteção individual para combate a incêndio estrutural. As viaturas - caminhões, ambulâncias e carros leves - foram entregues pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os equipamentos e veículos, que incluem ainda uma embarcação blindada para a Polícia Militar, somam um investimento de R$ 30,5 milhões em segurança, com apoio de emendas parlamentares. Só os equipamentos para o CBMPR somam quase R$ 28 milhões.

“Essa é a maior modernização que nós estamos fazendo da história no Corpo de Bombeiros e também na Polícia Militar. Hoje foi uma entrega de um volume grande para o Corpo de Bombeiros em renovação de frota de caminhões. Nós estamos entregando 8 de 34 que serão entregues neste ano”, comentou o governador Ratinho Junior. Ele também destacou o processo de renovação das 90 ambulâncias do Siate de todo o estado do Paraná, com mais 14, modernas e atualizadas, sendo entregues no evento.

“Todas essas ambulâncias têm algumas tecnologias novas, permitindo o atendimento de duas pessoas ao mesmo tempo, porque são todos equipamentos duplicados, em uma ocorrência que tem mais de uma vítima, por exemplo”, disse o governador. “Além disso, com a tecnologia embarcada nessas ambulâncias, o socorrista já vai poder mandar para o médico que está esperando no hospital a situação do trauma, através de foto e vídeo. Isso ajuda a preparar uma sala de cirurgia no atendimento da emergência de forma muito mais rápida”, complementou ele.

O comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior destacou também os novos caminhões de combate a incêndio e resgate. “São veículos que têm uma expectativa de utilização média de 20 anos dentro do Corpo de Bombeiros. Assim como as novas ambulâncias do Siate, eles têm novas tecnologias muito importantes, não somente com a bomba de incêndio, mas também sendo todos carros automáticos”, avaliou o coronel Vasco. “Com todas essas novas viaturas, estaremos ainda mais preparados para prestar o socorro necessário aos nossos cidadãos em momentos críticos”, complementou o comandante-geral do CBMPR.

O coronel Vasco também ressaltou durante seu discurso a chegada de 60 novos computadores de alta qualidade, além de monitores e tablets, para utilização na análise de projetos e vistorias por meio digital. Esses itens serão recebidos nesta terça-feira (4), na abertura da 1ª Certificação Estadual de Segurança contra Incêndios. “Vamos começar, então, a ter já os nossos projetos em análise digital dentro do Corte de Bombeiros, deixando o papel para trás”, afirmou o coronel Vasco.

Investimento - Entre os veículos e equipamentos entregues nesta segunda-feira, estão 14 ambulâncias de última geração para o Siate, que permitem o atendimento a duas vítimas simultaneamente e integradas em tempo real com os hospitais e unidades de saúde. Elas vão atender os municípios de Curitiba, Maringá, Bandeirantes, Rio Negro, Araucária, Laranjeiras do Sul, Fazenda Rio Grande, Cianorte, Toledo e Cascavel. O investimento nestes veículos foi de R$ 7,4 milhões.

O governador entregou também oito caminhões ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate), que somados totalizam um investimento de R$ 10 milhões. Eles serão usados para o combate a incêndios ou para salvamentos em Curitiba, Jaguariaíva, Morretes, Pontal do Paraná, Campina Grande do Sul, Guaíra e Ivaiporã.

Outros 16 veículos leves foram entregues para que os bombeiros reforcem os trabalhos de fiscalização e prevenção. O aluguel dos carros é fruto de um investimento de R$ 3,6 milhões em 30 meses de serviço. Eles serão usados em Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Ponta Grossa, Guarapuava, Ivaiporã, Santo Antônio da Platina, Cianorte, Paranavaí e Irati.

“A renovação das frotas é muito importante para melhorar o atendimento dos bombeiros. São veículos que vêm com tecnologia de ponta embarcada. Eles ajudam tanto para que possamos fazer mais vistorias e prevenir ocorrências, como para atender qualquer caso com mais agilidade”, resumiu o comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Ainda foram entregues mil equipamentos de proteção individual (EPI) para o Corpo de Bombeiros, como capacetes, luvas e macacões, e uma embarcação militar blindada para a Polícia Militar do Paraná (PMPR), que será usada em Paranaguá.

Presenças – Também estiveram presentes na entrega os secretários da Segurança Pública, Coronel Hudson Teixeira; do Planejamento, Guto Silva; da Saúde, Beto Preto; e da Comunicação, Cléber Mata; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Antonio Tordoro; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto; o deputado estadual Tito Barrichello; e demais autoridades.