Evento homenageia bombeiras militares e debate saúde integral da mulher 08/03/2024 - 17:10

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu neste dia 8 de março um evento para as bombeiras militares. O encontro “Saúde integral da mulher: o que precisamos saber” teve a presença de 40 profissionais da Corporação e contou com quatro atividades, no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, além da presença da recém-criada banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

“É um grande dia, de comemoração e reconhecimento das mulheres. A ideia desse evento é trazer pautas importantes e de relevância para cada uma das participantes - bombeiras militares e civis”, explicou o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.

“O comando está sempre buscando medidas que tragam conforto às mulheres da Corporação e que elas se sintam cada vez mais incluídas, tendo como parâmetro a igualdade entre todos os bombeiros militares”, acrescentou ele, que participou da homenagem e respondeu perguntas do público feminino a respeito da instituição.

Nas duas primeiras atividades, a preocupação com a saúde mental se fez muito presente. Primeiro, como foco principal, na palestra da psicóloga Juliana Viana. “As mulheres que exercem essas duas jornadas, em particular as militares, são muito fortes e decididas. Mas, ao mesmo tempo, têm dificuldade de pedir ajuda. Chegam a um processo de esgotamento muito grande”, contou a palestrante, destacando que é preciso atenção para perceber que algo está errado. “É como uma bateria de celular. A nossa tolerância a essa situação vai descarregando. Não podemos deixar zerar, porque a vida a gente não recarrega em uma hora como uma bateria.”

Depois de um café da manhã especial, o tema voltou aos holofotes, desta vez dividindo as atenções na apresentação sobre “prevenção de lesões nas bombeiras militares”. O responsável pela palestra foi o soldado Giovanni Gnata, fisioterapeuta e integrante do Centro de Educação Física e Desporto do CBMPR (CEFID-CBMPR).

“O principal recado é que, principalmente as bombeiras militares, precisam cuidar muito da sua saúde mental e da sua saúde física. Estamos em uma profissão que já tem um estresse mais elevado. E esse estresse pode desencadear problemas físicos, principalmente na região da cervical, do ombro e da lombar”, comentou o soldado.

O momento de relaxamento ficou a cargo da 3º sargento Juliana Mazzadri Zanello, com a dinâmica “Yoga e Meditação como ferramenta antiestresse”. A atividade teve duração de 40 minutos, dos quais 25 foram dedicados a exercícios de yoga e 15 minutos para a prática de meditação. Na etapa final, as participantes assistiram à palestra “Nutrição para a prática de atividade física”, ministrada pela capitã Thayane Gracielle Batista de Lima.

“Acredito que a gente, com esse tipo de evento, consegue ter mais união das meninas, para conversarmos sobre as nossas causas, nossas dificuldades, para evoluirmos como profissionais e como mulheres”, opinou a capitã Ana Paula Schibelbein. “Todas as atividades focaram no desenvolvimento pessoal e na parte mental, espiritual. De maneira geral, para a gente conseguir ser uma boa profissional a gente tem que estar bem, física e mentalmente. Então, foi bem completa essa abordagem para a gente”, complementou ela.

Opinião semelhante à da soldado Bárbara Batistoti Gomes, que também entende o evento como um momento único para fortalecer os laços entre as bombeiras militares e “fortalecer o empoderamento, no sentido de trabalho, de união, e mostrar o nosso valor”. Ela também avaliou os temas abordados. “Essas informações sobre saúde, tanto mental quanto física, saúde corporal, atividade física e alimentação, nos ajudam a sermos melhores a cada dia, prestando assim melhor serviço para a população”, finalizou.