Capitães celebram formatura do CAO e homenageiam colega 18/12/2023 - 15:00

Em solenidade realizada na última sexta-feira (15), no Auditório Poty Lazzarotto, dentro do Museu Oscar Niemeyer, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) celebrou a formatura de 14 capitães – 10 homens e 4 mulheres – no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) de 2023. Foram necessários cerca de 3 meses de estudos e debates, por meio de encontros remotos e presenciais, totalizando 320 horas/aula, e a entrega de um trabalho de conclusão de curso, para que todos fossem aprovados. Além de ampliar os conhecimentos dos alunos em temas que abrangem aspectos gerenciais e operacionais da instituição, a atividade também é uma etapa obrigatória para a ascensão nos quadros da Corporação. Como homenagem a um ex-companheiro de farda, a turma de formandos foi batizada de Primeiro Tenente Jefferson Gregório.

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais teve um ingrediente especial em 2023, quando a Corporação comemorou seu primeiro ano de autonomia administrativa em relação à Polícia Militar. “O CAO deste ano foi o primeiro do Corpo de Bombeiros emancipado, então tivemos debates intensos sobre o futuro da instituição, que caminha agora pelas suas próprias pernas”, afirmou o comandante do Centro de Estudos e Instrução (CEI), major Eduardo José Slomp Aguiar. Segundo ele, o curso tem como um dos objetivos proporcionar conhecimento para os oficiais promoverem uma gestão de nível estratégico, focando na concepção de políticas públicas voltadas para a missão do Corpo de Bombeiros.

“Falamos, por exemplo, na disciplina de metodologia de aplicação do Corpo de Bombeiros, sobre onde e como instalar um posto de Corpo de Bombeiros, como modificar a escala de serviço de 24/48 para 24/72 e qual os tamanhos das guarnições de bombeiros”, complementou o major Eduardo.

Terceira maior nota entre os alunos, a capitã Keyla Karas revelou que o curso atendeu as expectativas, proporcionando ganhos pessoais e profissionais. Em sua análise, fica evidente que a palavra-chave para essa etapa de aprendizado dos oficiais é gestão. “Apesar de todos já exercermos funções administrativas dentro da Corporação, o curso tem como característica ser muito voltado para a área de gerenciamento. Todas as disciplinas: de planejamento estratégico, gestão de pessoas, gestão de projetos, gestão financeira e orçamentária, tudo é pensado e programado de forma que o conhecimento seja construído visando a atuação futura do oficial nas funções de chefia e comando”, comentou. “Foi desafiador e intenso porque trouxe muitos conhecimentos novos”, completou a capitã.

Durante a edição de 2023, instrutores civis e militares abordaram temas que envolveram desde metodologia de pesquisa e segurança do trabalho a liderança e gestão financeira. Tudo com participação ativa dos principais interessados. “Creio que atingimos os objetivos propostos. Os alunos se comprometeram, não apenas recebendo o conteúdo programático, mas trazendo contribuições que efetivamente ajudaram na construção de conhecimento”, celebrou o comandante do CEI.

Esse processo de construção de conhecimento, feito em esforço coletivo, teve como cenário uma série de atividades diferentes, dentro e fora do quartel. “O curso tem uma característica de intensidade pela quantidade de trabalhos desenvolvidos, com atividades em equipe, visitas externas, e intercâmbio de conhecimento com instituições civis, além de aprofundamento sobre estruturas de governo”, opinou a capitã Keyla. Segundo ela, com tantas tarefas, conciliar as atuais funções na instituição com as aulas foi um obstáculo extra, mas que também teve seu lado positivo. Esse formato ocasionou a troca de experiências com colegas sobre questões relacionadas a funções diferentes das que estão acostumados a lidar no dia a dia.

“O CAO terminou com a produção de artigos de altíssima qualidade, que terão aplicabilidade quase imediata no Corpo de Bombeiros; seja na segurança contra incêndio ou na prevenção educativa para incêndios florestais, entre outros. Tivemos também trabalhos mais práticos, como uma análise sobre o golpe de aríete nos nossos esguichos, trazendo um estudo para aplicação efetiva em ação”, finalizou o major Eduardo, satisfeito com os resultados.

Tributo – a solenidade de encerramento do CAO de 2023 foi marcada por uma emocionante homenagem feita pelos alunos a um ex-companheiro de farda. O primeiro tenente Jefferson Gregório, falecido em 2017, em acidente de trânsito, foi honrado como nome de turma pelos formandos, que estudaram com ele durante o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

“Greg, como era carinhosamente chamado, foi, e ainda é para nós, um exemplo de força, persistência e dedicação diante das dificuldades. Sua humildade e entusiasmo o destacavam perante a toda a turma com quem estudou nos anos de academia”, lembrou o Capitão Anderson Luiz Feijó, durante o discurso em que lembrou também passagens marcantes da afetuosa relação dos formandos com o antigo colega. “Jamais esqueçamos sua trajetória, pois aqueles que lutaram conosco nas batalhas, lado a lado, são ainda mais importantes do que a própria batalha”, foi a frase que concluiu o tributo.