Bombeiros celebram a formatura de novos guarda-vidas 05/02/2024 - 21:00

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu nesta segunda-feira (5) as formaturas dos cursos de guarda-vidas militar e de guarda-vidas civil. As solenidades foram realizadas em Caiobá - pela manhã, para os militares e no fim da tarde, para os civis. Os dois cursos têm como objetivo a capacitação para prevenção, salvamento aquático e atendimentos de socorro em casos de afogamento. O primeiro é destinado a integrantes do efetivo da instituição; o segundo, para voluntários da sociedade.

Para os 39 bombeiros militares que participaram do curso voltado ao efetivo - 37 homens e 2 mulheres -, o treinamento começou em outubro. Em um primeiro momento, as atividades consistiram de treinamento físico e instruções teóricas em São José dos Pinhais. Só depois os alunos foram para o trabalho prático, nas águas do litoral paranaense. Ao todo, a formação teve duração de 620 horas, incluindo 240 horas de estágio, realizado durante o Verão Maior Paraná 2023/2024.

“Nesse período de estágio eles estão sempre acompanhados de um guarda-vidas mais antigo, justamente para poder pegar a rotina do serviço. Eles aprendem na prática o que é uma corrente de retorno, sua dinâmica, o que deve ser sinalizado no posto de guarda-vidas, qual é a preocupação em relação às pessoas que chegam ali para se banhar. Ele começa a entender o tipo de público que chega no posto dele, quem demanda mais atenção”, explica o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, responsável pelo atendimento do litoral, major Fabrício Frazatto dos Santos.

Para o comandante do 8º GB, a maior preocupação do curso é desenvolver a capacidade de resposta qualificada em caso de emergências e, especialmente, a habilidade de prevenir acidentes e afogamentos. “O serviço tem se tornado cada vez mais profissional, e tem que ser assim, porque é extremamente técnico e lida muito próximo com as vidas das pessoas, entre a vida e a morte. É preciso saber o que fazer e no momento adequado”, fala o major.

“E o guarda-vidas tem que estar ainda mais preparado para reconhecer as pessoas que potencialmente se colocam em risco e não deixar que esse afogamento aconteça. O maior desafio não é fazer o salvamento, mas evitar que ele aconteça: identificando os perigos daquele ambiente, sinalizando esses perigos, orientando as pessoas sobre locais perigosos e por vezes retirando-as desses espaços”, complementa ele, citando ainda que esses formandos irão propagar seus conhecimentos por todo o estado e lembrando que a preparação para a função é um esforço “contínuo durante toda a carreira”.

No final da celebração, os novos guarda-vidas militares receberam a camiseta amarela. O uniforme representa o preparo e a honra do guarda-vidas. O curso de formação é um dos mais concorridos dentro da corporação.

“O curso tem uma grade horária extenuante mesmo, cansativa. Mas quem vem está consciente e treinado para suportar as adversidades do curso. Vale a pena; é difícil, mas gratificante”, celebra o cabo Manoel Orlando Gapski, que atua há 13 anos no Corpo de Bombeiros e foi o orador da turma de formandos.

Civil - A data também foi de muita emoção para os 84 guarda-vidas civis voluntários que conseguiram finalizar o curso na modalidade águas abertas, ou seja, voltado para as ações no mar. Durante o período de capacitação, os aspirantes ao posto de guarda-vidas civil atuaram como reforço ao trabalho dos bombeiros militares na prevenção de ocorrências e no atendimento a afogamentos. Antes, porém, passaram por um período de instrução de 120 horas. O tempo de estágio foi de 300 horas.

“Eu costumo falar que o curso de guarda-vidas civil é o nosso maior projeto social. Nós pegamos pessoas que gostam de estar na água, surfistas, pescadores, em geral moradores ribeirinhos, e potencializamos o conhecimento de prevenção aquático para toda uma sociedade”, opina o major Frazatto. “Esse civil aprende os conhecimentos e os perigos do ambiente aquático e vai difundir isso no seu espaço social e amplifica nossa missão, que é a prevenção de afogamentos”, complementa o comandante do 8º GB.

A versão civil do curso é mais curta em função da compreensão de que esses voluntários precisam equilibrar o tempo da preparação voluntária com suas responsabilidades no trabalho, na família e nos estudos. Durante o Verão Maior Paraná, o estágio é sempre sob acompanhamento de um guarda-vidas militar. Formados, eles se tornam aptos a participar do trabalho de guarda-vidas quando houver necessidade.

“Hoje celebramos a conquista desse certificado, que agrega em si fatores que extrapolam os conhecimentos técnicos adquiridos, sendo reflexo da disposição, coragem e perseverança que norteou nossa trajetória ao longo desses meses”, diz o orador da turma, Marcelo Paes, que é subtenente da reserva do CBMPR. “Nosso certificado tem traços próprios; tem caráter, tem reputação, tem vida. Ganha vida através do processo de desenvolvimento pessoal, de dedicação, de amor às pessoas”, complementa ele, que reforça o aspecto de contínuo aperfeiçoamento inerente à função: “nosso aprendizado está apenas começando”.

Verão Maior Paraná - O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO (GOOGLE DRIVE)