Desafio, solidariedade e confraternização marcam a 5ª Corrida do Fogo 26/11/2023 - 17:55

Depois de um hiato de três anos, durante a pandemia de Covid-19, a corrida de rua que leva a marca do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná voltou a ser realizada em Curitiba. Neste sábado (24), cerca de 1.350 pessoas participaram da 5ª Corrida do Fogo, a primeira edição noturna do evento esportivo, que teve dois percursos diferentes, com distâncias de 5 km e 10 km. Além da divisão por faixas etárias, a disputa, com largada e chegada no quartel do 1º Grupamento de Bombeiros (1º GB), no bairro Portão, também foi dividida nas modalidades militar e comunidade.

“O evento foi organizado, rápido, foi aberto para comunidade. A gente conseguiu proporcionar um ambiente de família pra todo mundo que foi participar e acompanhar o evento, então a gente vê como um sucesso a realização da prova”, comemorou o chefe do Centro de Educação Física e Desporto do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CEFID-CBMPR), capitão Giovanni Raphael Ferreira.

Ele também falou sobre os objetivos da Corporação em organizar o evento. “A gente está o tempo todo batalhando em prol da sociedade, então ter um momento de confraternização nosso, dos bombeiros militares, com a sociedade é importante. Até porque vem um carinho, vem um reconhecimento”, comentou. “Com isso, também divulgamos a nossa instituição e proporcionamos uma ação social com o valor arrecadado com as inscrições – ampliando o alcance da nossa missão principal que é ajudar o outro”, complementou.

O capitão destacou ainda uma das principais novidades da prova deste fim de semana: a participação de pessoas com deficiência (PCDs), por meio de triciclos de corrida. A iniciativa permitiu que 13 PCDs pudessem sentir a adrenalina de participar da atividade. Eles foram conduzidos por bombeiros militares que treinaram especialmente para a missão, executada com um obstáculo extra: todos correram com equipamentos de proteção individual para combate a incêndios em edificações. Um traje quente e pesado.

“Outro ponto importante dessa edição da Corrida do Fogo é fomentar a inclusão, por meio da condução de PCDs. É um pequeno carinho que fazemos, para que essas pessoas possam ter a oportunidade de correr o evento, mas que é também uma forma de trabalhar a inclusão, de fazer as pessoas refletirem sobre o tema”, acrescentou o capitão Giovanni. A ação solidária é resultado de uma parceria com o Pernas Solidárias CWB, versão local de um movimento espalhado por cerca de 50 cidades do país, cuja meta é viabilizar a participação de PCDs em eventos esportivos, por meio do uso de triciclos de corrida.

Para o cadete Daniel Rabinovitz, o cansaço valeu a pena. Ele teve a responsabilidade de conduzir o garoto Vicenzo, de 8 anos, que estava ansioso para que a corrida começasse logo. “Foi uma oportunidade única, que nos ajuda a evoluir como pessoas”, atestou. “Eu sou muito competitivo, mas ficou claro para a gente que hoje a questão não era sobre ganhar; era sobre essa interação. Hoje foi uma vitória diferente”.

Vencedores – Vitoriosos não faltaram no quartel do 1º Grupamento de Bombeiros. E o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada foi um velho conhecido da prova. O cabo Robson Ferreira Alves, bombeiro de 37 anos, que trabalha no posto da Cidade Industrial, subiu ao pódio em todas as edições da Corrida do Fogo. Nas quatro últimas, venceu tanto no geral quanto na modalidade militar; na primeira edição, foi o campeão entre os militares. Neste ano, terminou o percurso de 5 km em 15’59''.

“Esta foi a prova mais difícil, tinha mais subidas e eu também estava mais cansado por causa da carga de treinos para a maratona de Curitiba”, resumiu o cabo Alves, que correu há uma semana os 42 km da tradicional corrida da capital paranaense. O fato de a Corrida do Fogo ter sido realizada à noite ajudou a driblar parte desse desgaste. “A corrida noturna é mais gostosa, você sente menos o sofrimento da prova”, concluiu ele, que elogiou a qualidade da organização da disputa.

Já entre as mulheres, a primeira colocada geral dos 5 km foi a assistente técnica Josiane Schmitz de França Mildemberg, também de 37 anos. Ela, que treina 4 a 5 vezes por semana e já coleciona troféus, completou o trajeto em 20’30''. “Foi uma prova com muita subida, bem desafiadora. E eu adoro desafios”, comentou a campeã, que se sentiu “em casa” por causa do horário da prova. “Amo correr à noite porque é a hora que eu costumo treinar. E o clima fresco ajuda bastante”, complementou.

Na disputa dos 10 km, o vencedor na prova masculina foi o primeiro tenente Gabriel Alexandre Latuf, com o tempo de 36'20''. Entre as mulheres, a campeã foi Daniele Cristina Slosavski, que terminou o percurso em 46'48''. Os resultados completos estão no site da Assessocor.

A 5ª Corrida do Fogo, que faz parte do calendário de comemorações dos 111 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), foi organizada pelo Centro de Educação Física e Desporto do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CEFID-CBMPR), que tem trabalhado para se tornar cada vez mais um fomentador do esporte dentro da instituição. A Coordenação Técnica ficou a cargo da Leme Sports Eventos Esportivos. Os valores arrecadados pela Corporação, referente às inscrições, serão revertidos para a APACN - Apoio à Criança com Câncer.