Cuidados com a chegada do inverno

O Monóxido de Carbono, (CO), é um gás que não se pode ver, (incolor) e não se pode identificar pelo cheiro, (inodoro), porém pode causar a morte quando respirado em níveis elevados.

O Monóxido de Carbono é produzido quando se queimam produtos combustíveis como gás de cozinha, (GLP), gasolina, querosene, carvão petróleo ou madeira. As caldeiras, aquecedores de água à gás, equipamentos domésticos que queimam combustível como estufas, fogões de cozinha, também podem produzir Monóxido de Carbono, caso não estejam funcionando corretamente. Veículos mal regulados com o motor em funcionamento também produzem CO.

Molécula de CO

O envenenamento com monóxido de carbono pode ser fatal
Ao respirar-se o CO, em níveis elevados, pode causar a morte por envenenamento em poucos minutos. Cada ano um grande número de pessoas perdem a vida acidentalmente devido ao envenenamento com CO. Mulheres grávidas, bebês, crianças, pessoas adultas que sofrem de anemia, problemas cardíacos ou respiratórios podem ser muito mais sensíveis ao CO.

O envenenamento com o CO é um perigo para sua família, porém pode se prevenir. Proteja-se e proteja sua família.

As recomendações que seguem ajudarão sobre o que fazer ao perceber sintomas de envenenamento com o CO, porém principalmente saber como prevenir-se.

Prevenção quanto ao envenenamento com o monóxido de carbono
Conheça os sintomas do envenenamento com Monóxido de Carbono:

• Devido ao fato de que muitos sintomas do envenenamento com CO são semelhantes aos da gripe, aos envenenamentos com alimentos decompostos e outras enfermidades é importante aprender a reconhecer para tomar medidas imediatas se estes sintomas são observados.
  • A níveis moderados o CO pode causar dores de cabeça, enjôos, confusão mental, náuseas e desmaios, porém pode causar a morte se estes níveis ainda que moderados, é respirado por muito tempo.
  • A baixos níveis o CO pode causar esmorecimento, náuseas , ligeiros enjôos, podendo afetar a saúde depois de algum tempo.

O que fazer se há sintomas de envenenamento com CO
Se você crê que você ou alguém de sua família apresenta sintomas de envenenamento com CO:

• Retire-se imediatamente a um local onde possa respirar ar fresco. Abra portas e janelas. Desligue os equipamentos que utilizam combustíveis e saia de sua casa ou apartamento.
  • Procure um atendimento de emergência. Chame o Corpo de Bombeiros – fone 193. Informe ao médico que você suspeita de envenenamento com CO.
  • O envenenamento com CO pode ser diagnosticado com um exame de sangue imediatamente após ter havido exposição ao gás.

Algumas perguntas importantes:

• Alguém mais em sua família tem os mesmos sintomas?
  • Começaram a ter os sintomas ao mesmo tempo?
  • Está usando em sua residência algum equipamento que usa combustível?
  • Alguém inspecionou este equipamento ultimamente?
  • Você está seguro que seu equipamento está funcionando perfeitamente?

Evite o envenenamento por CO

A questão principal para se evitar o envenenamento com o CO é a prevenção. As seguintes recomendações te ajudarão a prevenir o envenenamento:

a) Ao iniciar cada inverno solicite inspeção por um técnico especializado em todos seus equipamentos domésticos que utilizam combustíveis, principalmente aquecedores de água a gás, caldeiras a gás, secadoras a gás, e também as chaminés e estufas a lenha. Todos os dutos devem estar bem conectados e em boas condições.
b) Escolha aparatos domésticos que eliminam os gases da combustão diretamente para o exterior de sua casa. Os equipamentos devem ser instalados corretamente segundo as instruções do fabricante.

IMPORTANTE:

• Nunca ligue o motor do carro dentro da garagem fechada. O Monóxido de Carbono pode concentrar-se rapidamente na garagem.
  • Não utilize o forno a gás para aquecer sua casa, ainda que por pouco tempo.
  • Nunca queime carvão em sua casa, em local impróprio ou inadequado, no sentido de aquecer o ambiente;
  • Não use equipamentos (motores a combustão) que queimam combustível em ambientes fechados.

Qualquer problema Chame o Corpo de Bombeiros – fone 193